SIC condenada a pagar 7500 euros por engano no Euromilhões

Homem descobriu que não era milionário ao fim de 17 minutos e processou a estação de televisão

O caso aconteceu no dia 7 de outubro de 2016. César estava em casa com a mulher, a filha e um casal de amigos, quando viu passar a chave do Euromilhões no rodapé da SIC. Os números e estrelas eram os que tinha inscrito no seu boletim.

Foi "acometido de um entusiasmo incontido, de uma emoção indescritível e de uma euforia desmesurada, à mistura com gritos de felicidade", descreve o acórdão do Tribunal da Relação. Estavam em jogo 156 milhões de euros.

A felicidade, no entanto, durou 17 minutos. O tempo que a SIC demoraria a corrigir a chave vencedora dessa semana.

César ficou abalado. "[Foi] cometido de uma suprema infelicidade, entrando em depressão profunda, já não tendo jantado e, desde então, certo é que passou a ser uma outra pessoa, vivenciando uma desilusão amaríssima e não conseguindo mais dormir sem tranquilizantes, o que tudo o tem afetado, quer no âmbito do seu relacionamento com a sua mulher, casados há cerca de vinte anos, quer ao nível profissional", refere o tribunal.

Foi essa a razão que levou o autor da queixa a processar a estação de televisão de Pinto Balsemão. Agora, o Tribunal da Relação deu-lhe razão e condenou a SIC a pagar-lhe 7500 euros, ainda assim muito menos do que os 80 mil euros que pedia.

A SIC reconheceu ter noticiado uma combinação ganhadora que estava errada (era a da semana anterior), que retirou do ar assim que se apercebeu do erro.

"Revoltado, frustrado, branco e aflito"

Uma primeira decisão judicial, de janeiro deste ano, determinou que a SIC fosse condenada a pagar 2500 euros ao autor do processo, César Augusto de Almeida, conforme avançou o jornal Público.

Não se conformando com o caso, o homem que pensou que era milionário durante 17 minutos recorreu, juntando novos factos. "Os números substituídos não contemplavam o autor da queixa com nenhum prémio". Lê-se no acórdão: "O autor recusou-se a acreditar em tal facto e tentou confirmar se aquela segunda chave era a real, o que acabou por fazer com o recurso à internet".

"Ficou revoltado, frustrado, branco e aflito, quando se apercebeu da correção (...) já não jantando nem dormindo essa noite", descreve o tribunal. Desde então, alega, não dorme sem tranquilizantes e "chegou a andar desconcentrado das encomendas que lhe fazem".

Chave não foi confirmada pela SIC

Na descrição dos acontecimentos, o tribunal dá como provado que a inserção na chave vencedora foi feita com base no site Euro-Millions, a mesma que a estação de televisão consultava há sete anos, sem ter confirmado com outra fonte, procurando assim antecipar-se à transmissão oficial do sorteio, da TVI.

A sentença sublinha que estava em causa a atribuição de um jackpot no valor de 156 milhões de euros, ou seja, "estava em jogo um sorteio do euromilhões especial, sendo o interesse - junto do público - na obtenção da informação da chave vencedora certamente muito maior". O tribunal considera que "o dever de cuidado, diligência, investigação e de adequada indagação na obtenção de uma correta informação, mostravam-se na situação referida acentuadamente acrescidos/intensificados"

Vida íntima afetada

Ao tribunal, o homem, vendedor de materiais de construção, alegou que a sua vida íntima tinha saído afetada. "Casados há cerca de 20 anos sempre mantiveram uma regular vida íntima mas, e por causa dos factos provados, nunca mais conseguiram usufruir dessa estável vida amorosa que quase desapareceu, por insuficiente vontade libidinosa [do autor da queixa], e que tem trazido enorme desconforto e tristeza à vida do casal". A mulher ouvida em tribunal corroborou esta versão. "Nós os dois, claro, não há vida de casal", disse.

Em junho, o Tribunal decidiu aumentar o valor da indemnização para 7500 euros, considerando que a SIC contribuiu para que o autor se achasse "a pessoa mais sortuda do planeta (porque ganhadora do jackpot do euromilhões), quando, ao fim ao cabo, de informação errada se tratava, caindo de seguida e abruptamente - quando confrontado com a correção da noticia - em revolta, frustração e ficando branco e aflito, já não jantando nem dormindo essa noite".

O valor, mais 5 mil euros do que aquelas que tinham sido fixados na primeira decisão, visam compensar a "dor moral e o desgosto sofridos".

O DN aguarda uma reação da SIC a este acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Pedro Lains

Compreender Marques Mendes

Em Portugal, há recorrentemente espaço televisivo para políticos no activo comentarem notícias generalistas, uma especificidade no mundo desenvolvido. Trata-se de uma original mistura entre comentário político e espaço noticioso. Foquemos o caso mais saliente dos dias que correm para tentar perceber a razão dessa peculiaridade nacional. A conclusão é que ela não decorre da ignorância das audiências, da falta de especialistas sobre os temas comentados, ou da inexistência de jornalistas capazes. A principal razão é que este tipo de comentário serve acima de tudo uma forma de fazer política.