Açores: Quatro sismos em pouco mais de seis horas

O último sismo ocorreu ontem às 22.38 em S. MIguel e teve uma magnitude 2,2 na escala de Richter

Quatro sismos foram sentidos terça-feira nos Açores em pouco mais de seis horas, segundo dados avançados hoje pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA). Os sismos ocorreram entre as 16.25 e as 22.38 locais de terça-feira (mais uma hora em Lisboa).

O último teve uma magnitude 2,2 na escala de Richter e o epicentro localizou-se a cerca de seis quilómetros a sul-sudoeste de S. Brás, ilha de S. Miguel. "De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) em Ponta Garça (concelho de Vila Franca do Campo) e em Porto Formoso (concelho da Ribeira Grande)", de acordo com o CIVISA.

Antes, tinham sido sentidos outros três sismos. Um às 19:33 locais, de magnitude 2,8 na escala de Richter, também com epicentro em São Miguel, a seis quilómetros de Ribeira das Tainhas. "O sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) em S. Pedro, Ribeira Seca, Ribeira das Tainhas e Ponta Garça (concelho de Vila Franca do Campo), e em S. Brás, Porto Formoso e Maia (concelho da Ribeira Grande)", referiu o CIVISA no seu sítio na internet.

A mesma entidade acrescentou que o sismo foi ainda sentido em Água d'Alto (concelho de Vila Franca do Campo) e nas Furnas (concelho da Povoação).

Os outros dois sismos foram também sentidos na ilha de São Miguel, um às 16.25 e outro às 17.08 locais. O primeiro teve magnitude de 2,7 na escala de Richter e epicentro a cerca de quatro quilómetros a norte da Ribeira das Tainhas.

"O sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) em todas as freguesias do concelho de Vila Franca do Campo, e nas Furnas e Ribeira Quente (concelho da Povoação). O evento foi ainda sentido com intensidade III em Maia e Porto Formoso (concelho da Ribeira Grande)", informou o CIVISA.

O segundo sismo, às 17.08, teve o seu epicentro no mesmo local, mas foi de magnitude 2,2 na escala de Richter. O CIVISA adiantou que este sismo foi sentido com intensidade máxima II/III (Escala de Mercalli Modificada) em São Pedro, no concelho de Vila Franca do Campo.

Exclusivos