Novo sismo sentido em Vila Verde

Região do Minho tem sofrido abalos de fraca intensidade durante a última semana

Um novo sismo foi sentido no Minho com epicentro perto de Vila Verde: ocorreu às 10:36, com uma magnitude de 2.9 na escala de Richter, de acordo com o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Este abalo de fraca intensidade vem na sequência de uma série de pequenos sismos que foram sentidos ao longo da semana nesta região. Segundo a página do IPMA, foram já registados mais de três dezenas de sismos em Vila Verde durante os últimos dez dias.

Mas são pequenos sismos considerados normais pelo IPMA, a maioria dos quais não é sequer sentida. "A energia libertada pelos sismos, associando à magnitude, não tem nada de excecional para a zona. São sismos que foram percecionados pela população e com epicentro muito próximo de zonas habitadas, o que faz com que seja comunicada a ocorrência", disse à Lusa, Fernando Carrilho, geofísico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo o especialista, os sismos de Vila Verde não estão inseridos nas zonas de maior risco no contexto de perigosidade sísmica, já que, adiantou, no norte e noroeste de Portugal a perigosidade é "baixa", o que "não quer dizer que não ocorram sismos de tempos a tempos e que sejam sentidos".

"As zonas de maior perigo sísmico são as zonas do Algarve e Lisboa e vale inferior do Tejo, onde o risco é mais elevado", sublinhou.

Com Lusa

Ler mais

Exclusivos

Premium

Rosália Amorim

"Sem emoção não há uma boa relação"

A frase calorosa é do primeiro-ministro António Costa, na visita oficial a Angola. Foi recebido com pompa e circunstância, por oito ministros e pelo governador do banco central e com honras de parada militar. Em África a simbologia desta grande receção foi marcante e é verdadeiramente importante. Angola demonstrou, para dentro e para fora, que Portugal continua a ser um parceiro importante. Ontem, o encontro previsto com João Lourenço foi igualmente simbólico e relevante para o futuro desta aliança estratégica.

Premium

Diário de Notícias

A ditadura em Espanha

A manchete deste dia 19 de setembro de 1923 fazia-se de notícias do país vizinho: a ditadura em Espanha. "Primo de Rivera propõe-se governar três meses", noticiava o DN, acrescentando que, "findo esse prazo, verá se a opinião pública o anima a organizar ministério constitucional". Explicava este jornal então que "o partido conservador condena o movimento e protesta contra as acusações que lhe são feitas pelo ditador".