Media Lab do Diário de Notícias lança ciclo "Jovens Repórteres de Ciência 2019"

Iniciativa do Media Lab permite que jovens alunos do 3º ciclo e secundário entrevistem investigadores e cientistas.

O Media Lab do Diário de Notícias irá promover gratuitamente um conjunto de sessões dedicadas exclusivamente a temas de ciência como a Terra, a Saúde, a Astronomia, a Biodiversidade, os Oceanos, a Energia, e a atividade do Cientista.

Estes workshops contarão com a participação de personalidades ligadas à Ciência para falarem sobre temas relacionados com a sua profissão, atividade e projetos que desenvolvem. Este ciclo de sessões destina-se a crianças e jovens alunos a partir do 3.º ciclo e irá decorrer entre 29 de abril e 4 de junho.

Entre os oradores convidados o ciclo conta com Francisco Ferreira, presidente da associação ambiental ZERO, Zita Martins, co-investigadora em missões espaciais na Agência Espacial Europeia e primeira astrobióloga portuguesa, Luís Ceríaco, investigador e curador adjunto da coleção de répteis e anfíbios do MUHNAC e David Marçal, comunicador de ciência, autor dos livros "Pseudociência" e "Cientistas Portugueses" e colaborador do programa "Um Minuto de Ciência por Dia Não Sabes o Bem Que te Fazia", da rádio Zig Zag.

Inserido no workshop "Falando de Ciências", inaugurado em 2012, o ciclo "Jovens Repórteres de Ciência - 2019" permitirá aos estudantes entrevistar os oradores convidados e construir noticiários em vídeo e rádio, bem como construir uma primeira página de um jornal.

Estes trabalhos serão dedicados ao tema da sessão, bem como a outras notícias atuais de ciência.

As entrevistas contarão ainda com a participação da jornalista de Ciência do Diário de Notícias, Filomena Naves.

A primeira sessão decorrerá já a 29 de abril com a presença de Francisco Ferreira, presidente da Associação Zero.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ricardo Paes Mamede

Benefícios fiscais para quê e para quem

São mais de 500 os benefícios fiscais existentes em Portugal. Esta é uma das conclusões do relatório do Grupo de Trabalho para o Estudo dos Benefícios Fiscais (GTEBF), tornado público na semana passada. O número impressiona por uma razão óbvia: um benefício fiscal é uma excepção às regras gerais sobre o pagamento de impostos. Meio milhar de casos soa mais a regra do que a excepção. Mas este é apenas um dos alertas que emergem do documento.

Premium

educação

O que há de fascinante na Matemática que os fez segui-la no ensino superior

Para Henrique e Rafael, os números chegaram antes das letras e, por isso, decidiram que era Matemática que seguiriam na universidade, como alunos do Instituto Superior Técnico de Lisboa. No dia em que milhares de alunos realizam o exame de Matemática A, estes jovens mostram como uma área com tão fracos resultados escolares pode, afinal, ser entusiasmante.