Fogo em Seia mobiliza 200 operacionais

Pelas 17:45, o fogo lavrava numa zona de mato e de pinhal e tinha três frentes ativas

Às 19:00, 200 operacionais, apoiados por 58 viaturas e oito meios aéreos estavam envolvidos no combate a um incêndio rural em Loriga, no concelho de Seia, disse a proteção civil.

O incêndio começou pelas 16:13 horas, numa zona de povoamento florestal, em Fontão, Loriga, no concelho de Seia, na Serra da Estrela, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda.

Pelas 17:45, o fogo lavrava numa zona de mato e de pinhal e tinha três frentes ativas, segundo a fonte.

O CDOS da Guarda acrescentou que "de momento" o incêndio rural não coloca povoações em perigo.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.