Incêndios: Dominado fogo na Guarda que mobilizou 111 operacionais

As chamas deflagraram ao final da tarde de quarta-feira. De madrugada, houve um reacendimento que obrigou a reforçar meios

O incêndio em Benespera, Guarda, que chegou a mobilizar 111 operacionais numa zona de difícil acesso, está dominado, indicou hoje a página da Internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

O incêndio, que deflagrou ao final da tarde de quarta-feira, registou um reacendimento e obrigou a um reforço de meios durante a madrugada de hoje.

O combate às chamas, numa área em que se encontram instaladas algumas torres eólicas, foi realizado sobretudo com recurso a pessoal apeado, apoiado por 32 viaturas.

Ler mais

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.