Gel para hematomas retirado do mercado devido a risco para as crianças

Infarmed determina suspensão e retirada imediata do AdniKid Gel Stick.

A Autoridade Nacional do Medicamento determinou a retirada imediata do mercado do produto AdniKid Gel Stick, destinado a crianças até aos três anos, utilizado para as nódoas negras, por colocar em risco a segurança das crianças.

Em comunicado publicado esta sexta-feira na sua página da Internet, o Infarmed determina a suspensão e retirada imediata do mercado do produto AdniKid Gel Stick Nódoas Negras, Pancadas, Inchaços 15 gramas, destinado especificamente a crianças com menos de 3 anos para combater os hematomas, nódoas negras, pancadas e inchaços.

O Infarmed esclarece que o produto "contém uma mistura de extratos de plantas e alega possuir propriedades curativas na inflamação, dor muscular e articular, pelo que apresenta características e funções que não são compatíveis com a definição de produto cosmético".

"Atendendo a que o uso deste produto pode colocar em risco a segurança das crianças", a autoridade do medicamento ordena a suspensão imediata da comercialização e a sua retirada do mercado.

Na nota, o Infarmed salienta que os consumidores que possuam este produto não o devem utilizar e as entidades que disponham dele devem proceder à sua devolução.

Para obter informações adicionais, os consumidores e entidades devem contactar a empresa Adnpharma - Produtos Cosméticos e Farmacêuticos, Lda.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Saúde

Empresa de anestesista recebeu meio milhão de euros num ano

Há empresas (muitas vezes unipessoais) onde os anestesistas recebem o dobro do oferecido no Serviço Nacional de Saúde para prestarem serviços em hospitais públicos carenciados. Aquilo que a lei prevê como exceção funciona como regra em muitas unidades hospitalares. Ministério diz que médicos tarefeiros são recursos de "última instância" para "garantir a prestação de cuidados de saúde com qualidade a todos os portugueses".