Astronauta alemão fotografou incêndio de Monchique do espaço

Alexander Grest descreveu a visão como uma "mistura de pó, areia e fumo"

"Uma mistura de pó, areia e fumo." É esta a visão do espaço de o incêndio de Monchique, fotografado segunda-feira pelo astronauta alemão na Agência Espacial Europeia (ESA), Alexander Gerst, que partilhou imagens nas redes sociais.

Na fotografia aproximada é visível uma coluna de fumo por cima da região onde as chamas lavram há dias em Monchique e que se estendia até à costa sul de Portugal, por cima do mar.

Padrão climático dramático sobre Portugal hoje. Parece uma mistura de pó, areia e fumo", foi o que o alemão escreveu na legenda:

Gerst publicou as imagens nas suas contas no Facebook e no Flickr (rede social dedicada à partilha de fotografias), que foram depois partilhadas no Facebook da ESA.

O incêndio rural que lavra desde sexta-feira em Monchique afeta igualmente os concelhos de Silves e Portimão, também no distrito de Faro, tendo destruído casas e muitas viaturas. Há 29 feridos ligeiros e um grave, com prognóstico favorável.

Ler mais

Premium

Rosália Amorim

"Sem emoção não há uma boa relação"

A frase calorosa é do primeiro-ministro António Costa, na visita oficial a Angola. Foi recebido com pompa e circunstância, por oito ministros e pelo governador do banco central e com honras de parada militar. Em África a simbologia desta grande receção foi marcante e é verdadeiramente importante. Angola demonstrou, para dentro e para fora, que Portugal continua a ser um parceiro importante. Ontem, o encontro previsto com João Lourenço foi igualmente simbólico e relevante para o futuro desta aliança estratégica.

Premium

Diário de Notícias

A ditadura em Espanha

A manchete deste dia 19 de setembro de 1923 fazia-se de notícias do país vizinho: a ditadura em Espanha. "Primo de Rivera propõe-se governar três meses", noticiava o DN, acrescentando que, "findo esse prazo, verá se a opinião pública o anima a organizar ministério constitucional". Explicava este jornal então que "o partido conservador condena o movimento e protesta contra as acusações que lhe são feitas pelo ditador".