Risco de incêndio muito elevado. Temperaturas chegam aos 33 graus

Castro Martim, Tavira e Alcoutim, no distrito de Faro, estão este sábado em risco máximo de incêndio

Susete Henriques
Arquivo© Global Imagens

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para este sábado no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao início da tarde.

O vento soprará em geral fraco do quadrante oeste, sendo temporariamente moderado (20 a 30 km/h) de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, e sendo moderado a forte (20 a 40 km/h) nas terras altas.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 27 graus celsius em Lisboa, 23 no Porto e 30 em Faro. Évora vai chegar aos 33 graus.

Castro Martim, Tavira e Alcoutim, no distrito de Faro, estão este sábado em risco máximo de incêndio e 23 concelhos do país estão em risco muito elevado, segundo informação do IPMA.

Os 23 concelhos em risco muito elevado de incêndio são dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Bragança, adianta o IPMA.

Todas as regiões do continente e o arquipélago da Madeira apresentam este sábado um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Todas as regiões do continente e o arquipélago da Madeira apresentam este sábado um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o IPMA.

Estão também com um risco muito elevado de exposição à radiação UV as ilhas de São Miguel e das Flores, nos Açores.

Para as regiões com risco 'muito elevado', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').