Chuva de granizo em Albufeira leva pessoas a fugir da praia

Num dos dias mais quentes do ano, os banhistas foram surpreendidos ao final da tarde deste sábado no Algarve

Nuno Fernandes
 | foto D.R.
 | foto D.R.
 | foto D.R.

É um dos dias mais quentes do ano em todo o país, mas ao final da tarde a chuva surpreendeu os algarvios e turistas. Várias pessoas que se encontravam este sábado na praia Maria Luísa, em Albufeira, foram apanhadas de surpresa por volta das 18.45 por uma chuvada intensa, que as levou a fugir do local.

De acordo com o relato de uma testemunha ao DN, de repente o céu começou a ficar carregado de nuvens e, sem nada o prever, começou a chover torrencialmente e até granizo. A situação demorou alguns minutos, o tempo suficiente para as pessoas fugirem da praia surpreendidas como que se estava a passar.

Segundo a meteorologista Paula Leitão, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta situação já estava prevista, pois tinha sido lançado um aviso laranja para possibilidades de ocorrência de trovoada nos distritos de Portalegre, Beja, Évora e Faro. A ocorrência de trovoada deve-se a uma situação de grande instabilidade, que pode por vezes causar a queda de granizo.

Ao final da tarde já se registava alguma chuva e descargas elétricas, segundo os dados disponíveis no site do Instituto.

Há também registo no site da Proteção Civil de várias quedas de árvores no Alentejo.