16 refugiados vindos da Turquia chegaram esta tarde a Portugal

Portugal recebe mais 16 refugiados, duas famílias de 13 sírios e uma de três sudaneses que se encontravam na Turquia. Vêm ao abrigo do programa da ACNUR, juntando-se a outros 292 acolhidos no país.

Duas famílias de 13 cidadãos sírios e uma de três sudanesas chegaram na tarde desta terça-feira a Portugal, ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Os 16 cidadãos encontravam-se em campos em Istambul, Turquia, e beneficiam do estatuto de refugiado. Foram acolhidos pelo Conselho Português para os Refugiados, informa um comunicada conjunto do Ministro da Administração Interna e da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.

Até ao momento, chegaram ao nosso país 308 pessoas daquele programa, destas, 156 são provenientes do Egito e 152 da Turquia.

"O acolhimento e a integração das pessoas refugiadas têm sido uma prioridade do Governo, num esforço contínuo que envolve Estado central e autarquias locais, bem como entidades públicas e privadas, e que tem sido reconhecido pela ONU, pela Organização Internacional das Migrações, pela União Europeia e pelo Conselho da Europa", sublinha o comunicado.

Exclusivos