INEM assistiu 1270 menores em coma alcoólico num ano

"A Bebedeira Passa. O Resto Não!" é o lema de uma campanha de sensibilização do Governo, lançada esta sexta-feira

No ano passado, o INEM atendeu 1270 menores de idade em coma alcoólico, de acordo com os dados revelados esta sexta-feira pela TSF. Desde 2015 que é proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, mas já em 2016 foram assistidos 1315 menores e, no ano anterior, 1283.

Esta sexta-feira, o Governo lançou uma campanha de sensibilização sobre o consumo de álcool por parte dos jovens e adolescentes no âmbito do programa "Noite mais Segura", que tem como objetivo reforçar a seguranças em zonas de concentração de bares e discotecas.

A campanha, que vai decorrer até ao final do mês de julho, vai ser lançada em Lisboa, Porto e Albufeira. Segundo o Ministério da Administração Interna (MAI), contempla a distribuição de panfletos aos comerciantes de bebidas alcoólicas e de cartões a adolescentes e jovens, bem como a divulgação de um vídeo sobre a vulnerabilidade do seu consumo.

"A Bebedeira Passa. O Resto Não!" é o lema da iniciativa que será também partilhada nas redes sociais da PSP e GNR. Trata-se de um vídeo, com cerca de 30 segundos, que alerta os adolescentes e jovens para os perigos inerentes ao consumo de álcool.

Numa publicação feita no Facebook, a PSP explicou que irá atuar na sensibilização dos comerciantes para a venda responsável e na sensibilização dos mais jovens.

De acordo com o MAI, nesta primeira fase, cerca de 15 000 cartões com o lema da campanha vão ser também distribuídos aos menores de 18 anos.

Estes cartões serão entregues pelas forças de segurança, equipas de rua do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) e por desportistas conhecidos.

Exclusivos