DGS divulga orientações para utilização de equipamentos culturais

Distanciamento social e higienização dos espaços e objetos são notas dominantes na utilização de salas de espetáculos, livrarias, arquivos, bibliotecas, museus e monumentos

A Direção Geral de Saúde (DGS) divulgou esta quinta-feira as orientações para a utilização de equipamentos culturais que vão reabrir na próxima fase de desconfinamento, que terá início a 1 de junho.

O distanciamento social e higienização de espaços e objetos são notas dominantes na utilização de salas de espetáculos, livrarias, arquivos, bibliotecas, museus e monumentos.

Porém, sabe-se agora que nas salas de espetáculos "a ocupação dos lugares sentados deve ser efetuada com um lugar livre entre espetadores que não sejam coabitantes, sendo a fila anterior e seguinte com ocupação de lugares desencontrados". Também se recomenda a ocupação de camarotes "por coabitantes quando tenham seis ou menos lugares".

"A entrada dos espetadores na sala deve ser realizada por ordem de fila e de lugar, no sentido do lugar mais afastado da entrada para a entrada, evitando o cruzamento entre espetadores", pode ler-se na nota, que recomenda que se minimize o contacto físico entre os envolvidos nas cenas e espetáculos realizados ao vivo, o que vai impactar, por exemplo, o comportamento de atores em peças de teatro e a disposição das orquestras em palco.

LEIA AQUI A NOTA COMPLETA DA DGS

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG