Câmara de Almada quer reunião urgente com governo. Exige solução para problemas nas ligações fluviais

A autarquia de Almada, liderada pela socialista Inês de Medeiros, alertou o governo para a "necessidade urgente" de resolver a situação do transporte público fluvial no rio Tejo.

A Câmara Municipal de Almada, no distrito de Setúbal, aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, um pedido de reunião urgente ao Governo para alertar sobre a situação do transporte público fluvial no rio Tejo, exigindo a resolução dos problemas.

A vereadora eleita pelo Bloco de Esquerda, Joana Mortágua, apresentou a proposta de tomada de posição "Em Defesa dos Transportes Públicos" na reunião do executivo municipal que se realizou esta segunda-feira.

"A parte resolutiva, votada por unanimidade, determina uma tomada de posição pública de preocupação e protesto pelo estado atual do serviço de transportes fluviais e delibera que o executivo deve reunir com o Governo para alertar para a necessidade urgente de resolver a situação dos serviços de transportes públicos fluviais", refere a autarquia, liderada pela socialista Inês de Medeiros, em comunicado.

Investimentos são "insuficientes e tardios", diz Joana Mortágua

Na sua intervenção, Joana Mortágua apontou responsabilidades ao Governo PSD/CDS, que "deixou a empresa em estado de pré-rutura com o objetivo da privatização" e criticou o atual Governo, chefiado por António Costa (PS), por ter "adiado todas as respostas para 2019".

"Os investimentos anunciados na contratação de navios e pessoal são insuficientes e tardios para resolver os problemas da empresa e adequar o serviço ao aumento da procura provocado pelo [passe] Navegante", acrescentou a vereadora Joana Mortágua, defendendo também que deve ser negociado com urgência um novo contrato de serviço público com a Transtejo/Soflusa.

A Transtejo assegura as ligações fluviais entre o Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão e Lisboa, enquanto a Soflusa é responsável por fazer a ligação entre o Barreiro e Lisboa.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG