Sporting líder em penáltis e em futebol de área

O Sporting ganhou no sábado através de um penálti polémico (porque precedido de fora de jogo) e é, de longe, a equipa com mais grandes penalidades nesta edição da Liga - cinco (falhou uma, mas num jogo em que teve duas, em Coimbra). O Sp. Braga vem a seguir, com quatro, e atrás vem o Paços com dois. O Benfica teve um e metade das equipas não teve nenhum (FC Porto está a zeros). O Nacional e o Marítimo já tiveram três penáltis contra, tal como o Rio Ave, e a seguir vem o Sporting, com V. Setúbal, Estoril e Académica (2). O Benfica ainda não teve penáltis contra.

Olhando para o conjunto dos resultados, os penáltis foram muito importantes em três jogos do Sporting (Rio Ave, 2-1; e Tondela, 2-1; ambos fora) e agora com o Estoril. Em comparação com as grandes Ligas europeias (ver quadro abaixo) estamos a meio no número de penáltis. Normalmente, as equipas mais fortes e mais atacantes têm mais pontapés da marca de grande penalidade. O Bayern é líder na Alemanha (6), o Barcelona em Espanha (7) - o Real teve um, porém - Fiorentina e Juventus (4) em Itália. Já em Inglaterra o Chelsea e o Liverpool tiveram zero a favor, o Man United teve um, o City teve agora os primeiros dois no último jogo.

Há então uma diferença substancial entre o Sporting e os outros grandes, que tem explicação parcial na forma como Jesus arma o seu ataque. Isso é muito evidente até no número de jogadores que a equipa mete na área contrária em comparação, por exemplo, com o FC Porto. Faz toda a diferença. Mas começa a ser ridículo ouvir Bruno de Carvalho falar de árbitros porque os leões não têm sido mais prejudicados do que favorecidos. Isso não!

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG