Os nossos compatriotas com penas

Conheci uns curiosos compatriotas há uns dias, uma águia-de-bonelli e um casal de abutres-fouveiro. Posso dizer que eram compatriotas porque os seus ninhos ficavam na margem portuguesa do Tejo Internacional, virada a sul e menos arborizada do que a espanhola, com a vantagem de ter à mostra as pedras onde as aves gostam de procriar.

"Temos de falar baixinho. Esta não é a nossa casa", alerta com pronúncia castelhana o mestre Roberto Ramallete, relembrando estarmos num parque com chancela da UNESCO. "Ali está um ninho de abutres", acrescenta o mestre do Balcón del Tajo, barco que navega com bandeiras da Extremadura e de Portugal.

Nos seus voos, os tais compatriotas que vivem nas margens rochosas do maior rio ibérico ignoram fronteiras. É o que está a acontecer com o Festival Terras sem Sombra, nascido no Alentejo e que neste ano se alargou a uma Espanha que também é paisagem de oliveiras e de sobreiros.

Ora, num voo mais longo, até Valência de Alcántara, o português com penas teria visto como um grupo de portugueses e espanhóis tinha passado a tarde anterior a visitar antas, depois ouvido já de noite Mozart na Igreja Rocamador (onde D. Manuel I casou com uma filha dos Reis Católicos). Mozart e não só, porque a Orquestra Clássica do Sul também interpretou o português Bruno Soeiro (nascido em 1983!) e Charles Ives (os Estados Unidos são o país convidado do Terras sem Sombra).

De Cedillo a Herrera de Alcántara é uma hora de navegação, atividade de acesso livre como todas no Terra sem Sombra. Motores elétricos, que falam baixinho como quer o mestre Ramallete. "Onde nasce o Tejo? Na serra de Albarracín", "e onde desagua? Lisboa". "São Julião da Barra", corrige com carinho um miúdo o homem do leme.

Longo este Tejo, que une mais do que divide. O Terras sem Sombra segue o mote, aproximando portugueses e espanhóis. No próximo fim de semana vai até Olivença, terra já do Guadiana, outro rio ibérico onde águias, abutres, e cegonhas vivem indiferentes aos mapas dos homens.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG