O valor da integridade

O Dr. Sreedaram foi convidado a presidir ao Delhi Metro Rail Corporation, DMRC. Era bem conhecido por isolar os projectos que dirigia das pressões políticas; e de conseguir compromissos para premiar nos casos de antecipação das obras.

Fôra Presidente do Konkan Railways, uma linha férrea na costa ocidental, em terreno montanhoso e irregular nos Gates, começando perto de Mumbai, atravessando Goa e indo a Karnataka. O Konkan R., com 740 kms de extensão, tem 2.000 pontes e 91 túneis e foi construído em 7 anos.

O Metro de Delhi

É admirado pelo rigor da execução: a 1ª fase terminou 2,75 anos antes do prazo e dentro do orçamento. Conta com 231 Kms das 2 primeiras fases; e ao terminar a 3ª em Dezembro de 2018 e a 4ª em 2022, terá 456 Kms.

A evidência de que na India se podem fazer grandes obras, sem atrasos e dentro dos custos, quando dirigidas por pesoas integras, foi um enorme alívio e uma decisão para os Governos Estaduais se lançarem a fazer metros de Mumbai, Bangalore, Chennai, Hyderabad, Jaipur, Ahmedabad e Kolkota, todos eles com as primeiras fases já em funcionamento e hoje em grande expansão.

Com o socialismo indiano logo após a Independencia, para engolir o travo amargo do colonialismo - que só destruiu e espalhou a fome- e para evitar os novos "exploradores", criaram-se apertados controlos e a burocracia resultante originou um ambiente de favoritismos e de suborno.

Nesse ambiente, a primeira fase do Metro de Delhi, foi um respirar de alívio e ganhar confiança. Para a movimentação nas grandes cidades, o metro é o meio ideal. Ao ser, em parte, subterrâneo, dá frescura; com uma via dedicada, dá previsibilidade na hora de chegada; com uma frequência bem estudada, minimizam-se os tempos de espera. E com o espaço interior das estações e das carruagens bem cuidado, faz que os cidadãos adiram à limpeza.

Nos países ditos ricos ou evoluídos, não há menos corrupção. Algumas empresas não entram nos concuros, para não terem de se sujar; ou, entram para sairem limpamente, sem trabalho, marcando uma posição de verticalidade, que mesmo os colegas manchados não deixam de admirar.

O Dr. Sreedaram empenhou-se em criar um meio de transporte ao serviço do utente. E isso nota-se também na informação que o utilizador obtém da internet: é completa e exacta! Num "metro" tão extenso, mais de 6 vezes o de Lisboa (virá a ser em breve mais de 10 vezes, com mais de 8 linhas a funcionar), basta indicar a estação de entrada e o local onde se pretende ir. Dá logo as estações de cada linha a percorrer, onde mudar para a linha seguinte, e depois para a terceira, etc; dá o tempo total da viagem, a distância e o custo.

As carruagens têm indicações das estações, que são anunciadas em hindi e ingles. A 1ª carruagem é reservada para senhoras e em cada uma das outras, a bancada tem dois lugares para pessoas necessitadas. O pagamento é por cartão recarregável.

A cidade sofreu o impacte da construção, tão extenso é. Mas os trajectos alternativos para os automóveis foram estudados e sinalizados para minimizar os incómodos. Todas as obras do metro são de uma "instituição com dono", pois desde o primeiro momento Sreedaram "agarrou" todo o processo: as adjudicações, o controlo dos custos, e que cada obra estivesse bem acabada. Ele "criou escola" que se mantêm activa, com eficácia reforçada e imitada pelos outros "metros".

O "DMRC" contituiu-se em 3 de Maio de 1995, com igual participação do Governo do território da Capital, Delhi, e do Governo Central, com o fim de criar um sistema de transporte em massa, rápido. O DMRC inaugurou o primeiro corredor em 25 de Dezembro de 2002. A primeira fase, com 65 Kms foi terminada muito antes do prazo, em 2005. A partir daí, o Metro completou outros 125 Kms da segunda fase, em apenas 4,5 anos, tres anos antes do prazo programado. Assim, hoje o sistema conta com 231 kms e 173 estações. Tem em funcionamento 314 composições de 4, 6 ou 8 carruagens cada, coforme as linhas e a afluência.

O metro faz também ligação às cidades satélites de Noida, Gurgaon, Faridabab e Ghaziabad. Os comboios fazem uma média diária de 3.000 viagens e em 2016/17 transportaram 2,76 milhões; servem 1.000 milhões ao longo do ano. A frequência nas horas de ponta é de 1 a 2 minutos, passando para 5 a 10 nas horas de menor movimento. A velocidade típica de circulação é de 50 kms/h, com uma paragem de 20 segundos em cada estação.

Integridade pessoal e consequências sociais

Mais de 3500 "seguranças" estão disseminadas pelo sistema para fazerem respeitar as disposições de ordem e segurança. Cda estação tem à entrada detectores de raios-X e cães treinados para inspecção da bagagem. Mais de 5,200 câmaras CCTV cobrem os pontos de confluência e recantos perdidos da estação. Uma estação subterrânea tem cerca de 50 câmaras, mais de 3 vezes das estações à superfície.

Proibido comer, beber, fumar ou mastigar pastilha elástica em todo o sistema, o que é rigorosamente feito cumprir. Tem um bom sistema de alarme para aviso das emergências; usa materiais retardadores de combustão nos comboios e estações.

Dada a alta performance do Dr. Sreedaram, aliada à sua personalidade e valores, a decisão de construir outros metros e obras de envergadura acelerou-se. Ter pessoas íntegras e dedicadas a dirigir projectos/instituições, manejando elevados orçamentos, são um descanso pela certeza de que as finalidades serão eficazmente alcançadas.

Faz falta fortalecer e generalizar uma cultura de serviço, de fazer sempre muito bem, pensando nos milhões de beneficiários. O Dr. Sreedaram foi um dos impulsionadores da Foundation for Restoration of National Values. Ela pretende "restaurar os valores nacionais e culturais que individual ou colectivamente encontram abrigo na mente e na persuação, como sendo verdadeiros, éticos, patriarcais e da sociedade, tanto nas aspirações como nos objectivos".

Professor da AESE-Business School e do IIM-Rohtak (Indian Institute of Management), dirigente da AAPI

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João Almeida Moreira

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"O senhor vê na televisão o programa político eleitoral do presidente, tudo colorido, todos contentes, artistas milionários, se é essa a sua realidade, então vote neles, PT, PMDB, PSDB, PRTB, qualquer P, sempre estiveram juntos, é falsa a briga deles, agora se o senhor não aguenta mais ver menor abandonado na rua, as drogas, os crimes, tudo o que não presta aumentando, se você quiser expulsar para sempre esses patifes do poder, só existe uma opção, 56, o senhor nunca me viu junto com nenhum deles e comigo o senhor vai ficar livre de todos eles, o meu nome é Enéas 56."