Eleições intercalares nos Estados Unidos - o que está em jogo? 

Em jogo, em todas as eleições intercalares nos Estados Unidos, incluindo no dia 8 de novembro de 2022, está a maioria em ambas as Câmaras do Congresso: a Câmara dos Representantes (100% de candidatos) e o Senado (34 em 100 candidatos). No sistema norte-americano: i) existem apenas dois partidos políticos dominantes: Republicanos e Democratas, ii) o partido maioritário controla tudo numa Câmara, iii) qualquer legislação tem de ser aprovada tanto pela Câmara dos Representantes como pelo Senado, e promulgada pelo presidente, o que significa que, se o partido opositor dominar uma das Câmaras, pode bloquear qualquer legislação.

Ambos os partidos políticos lutam com determinação pela maioria em cada Câmara. As eleições intercalares decidirão também 36 disputas para os cargos de governadores, congressos estatais na maioria dos estados e muitos outros gabinetes estatais executivos e judiciais.

Uma das raras regras na política dos EUA é que o partido do presidente perde as eleições intercalares, especialmente se o índice de aprovação do presidente for baixo (o de Biden está apenas em 40%). Se aplicarmos esta regra, os democratas perderão as suas maiorias mínimas tanto na Câmara como no Senado, e muitas eleições estatais deverão favorecer os republicanos. A maioria das sondagens confirma esta tendência histórica ao prever que os republicanos ganharão o controlo da Câmara. No Senado, as sondagens anteriores previam que os democratas reteriam a sua maioria, particularmente após a decisão do Supremo Tribunal de eliminar o direito ao aborto, mas como os eleitores estão cada vez mais preocupados com a inflação e a economia, parece haver uma mudança de última hora a favor dos republicanos. A maioria das sondagens diz que o controlo do Senado está tão perto que é impossível prever.

Se os republicanos assumirem o controlo da Câmara, o que é quase certo, podemos prever com confiança que, nos próximos dois anos, assistiremos a um impasse no Congresso. Nenhuma legislação importante nova será promulgada, a Câmara atacará agressivamente Biden, o seu programa, provavelmente iniciará investigações contra o seu filho para o enfraquecer antes das eleições presidenciais de 2024 e tentará, ainda, bloquear quaisquer iniciativas políticas dos democratas. Se os republicanos também assumirem o controlo do Senado, Biden terá dificuldade em obter a aprovação das nomeações, particularmente para qualquer juiz moderado (o Senado aprova exclusivamente as nomeações executivas).

O que mais está em jogo nesta eleição?

A participação nas intercalares é inferior à das eleições presidenciais, num país homogeneamente dividido, que partido mobilizará melhor o seu eleitorado? Qual será o impacto das novas leis eleitorais de inspiração republicana?

Mais de metade dos candidatos republicanos são negacionistas eleitorais, aceitando a mentira de que as eleições de 2020 foram roubadas a Trump. Quantos serão eleitos? Qual será o seu impacto no novo Congresso e nas eleições presidenciais de 2024?

A maioria do Senado será decidida por 4-7 corridas muito renhidas, será que os vencidos aceitarão o resultado? Irão os seus seguidores recorrer à violência?

Em várias corridas ao Senado, Trump tem apoiado candidatos considerados fracos, dando aos democratas uma oportunidade de reter o Senado. Irão os resultados das intercalares reforçar ou enfraquecer o inquebrável domínio atual de Trump sobre o Partido Republicano?

Quais serão as principais questões que mobilizarão os eleitores: a inflação, a economia, o aborto, o direito de voto, crime, violência armada, a ameaça às instituições americanas e à democracia?

Uma presença republicana mais forte no Congresso levará a um menor empenho dos EUA no apoio à Ucrânia?

Irão as eleições intercalares assistir à ascensão de novos líderes nos dois partidos?

Qual será a evolução do peso relativo de republicanos e democratas no país, especialmente em estados contestados fulcrais?

Na próxima semana: Resultados iniciais (algumas corridas, e possivelmente a maioria do Senado, ainda por decidir)

Autor de Rendez-Vous com a América, uma explicação do sistema eleitoral americano, presidente do American Club of Lisbon. As opiniões aqui expressas são pessoais e não do American Club of Lisbon.
Para quaisquer comentários: PSL64@icloud.com

O sétimo de uma série de artigos semanais sobre as eleições intercalares nos EUA.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG