José Luís Peixoto e Henrique Sá Pessoa viajaram à boleia de um salmão

Junta-se um escritor, um chef e um peixe, envolve-se tudo em várias viagens e obtém-se uma experiência inédita, que dá em livro

A propósito do lançamento de A Viagem do Salmão, José Luís e Henrique recordam, em discurso direto, as aventuras que viveram entre a Noruega e o Japão. Dos mercados de rua às melhores mesas, conhecer o mundo através do palato.

Lisboa é uma cidade onde as pessoas se cruzam com facilidade, se por acaso tem estilos próximos e se inclinam a refletir sobre eles, como e o caso de José Luís Peixoto e Henrique Sá Pessoa. O escritor é convidado amiúde para uma série de eventos. O chef não lhe fica atrás e juntos chegaram a participar no concurso de televisão O Elo Mais Fraco (a 7 de fevereiro de 2012), em que Henrique foi o primeiro a sair e Zé Luís perdeu no final para Ana Garcia Martins, a blogger Pipoca Mais Doce.

«Existe descontracção entre nos, o aspeto geracional, temos amigos comuns. Quando a Norge - Conselho Noruegues das Pescas me lançou o desafio d" A Viagem do Salmão, dizendo achar interessante que fosse mais do que um livro de cozinha, sugeri logo incluir alguém que escrevesse bem e que naturalmente não seria eu», conta o chef. Aí entrou o nome de Peixoto, tão cheio de histórias, e o de Nicolas Lemmonier, fotografo de alimentação e lifestyle que já colaborava com a Norge.

E todos fizeram este livro de cozinha que e também uma reportagem de viagem e uma coleção de receitas. Do principio ao fim, A Viagem do Salmão levou quase dois anos a ficar pronto, com cerca de um mês em viagens pela Noruega e o Japão e muito trabalho de fundo feito em Portugal. «O nosso exemplo, ponto de partida e de chegada, era esse animal nobre, que hoje está no menu de milhares de restaurantes em todo o mundo, em milhões de pratos.» O salmão. Na Notícias Magazine estão ambos em discurso direto.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG