Como vencer a ansiedade

Há pessoas que vivem num constante entrelaçar de preocupações. Com ou sem fundamento, simplesmente porque não conseguem evitá-las. Acabam por viver esmagadas pela ansiedade e o corpo e a mente pagam a fatura. Mas não tem de ser assim.

Todos temos preocupações ou circunstâncias que nos deixam ansiosos no dia-a-dia. Com o trabalho, a saúde, a família. É perfeitamente natural. A ansiedade é uma emoção necessária para a nossa sobrevivência. Alerta-nos para a presença de um potencial perigo ou ameaça e prepara-nos para nos protegermos de situações danosas. Muitas pessoas sentem ansiedade quando enfrentam um problema no trabalho, momentos antes de fazer um exame ou de tomar uma decisão importante. Sob este ponto de vista, a ansiedade, em níveis aceitáveis, melhora o nosso desempenho aumentando as nossas capacidades para resolver os assuntos que nos deixam ansiosos.

O problema surge quando as preocupações e, consequentemente, a ansiedade se tornam excessivas e sistemáticas. Quando fogem ao controlo da pessoa e tomam conta dos seus dias.

Continue a ler este artigo na Notícias Magazine.

Exclusivos