Votar em Michel Temer pode valer um prémio de dois milhões de euros para cada deputado

Quem o diz são os próprios parlamentares que têm sido aliciados a votar a favor do presidente da República na Câmara dos Deputados, onde Temer joga ao longo deste verão a sua continuidade no cargo.

O deputado Valdir, eleito por Goiás pelo Partido da República, foi um dos que explicou o processo: disse ele que o governo lhe costuma liberar verbas em torno de 200 mil euros para aplicação no seu círculo eleitoral.

Nos últimos dias, às vésperas da votação que decide a sorte de Temer, recebeu uma comunicação do Palácio do Planalto e da liderança do seu partido a dizer que teria direito a verbas de dois milhões de euros, segundo reportagem da TV Globo.

E mais: depois de ter votado contra o governo na discussão da reforma laboral, um indicado seu num cargo público havia sido demitido em retaliação. Pois esse cargo foi oferecido outra vez ao tal indicado, às vésperas da votação que pode salvar ou condenar Temer.

Deputados e senadores da oposição já protocolaram queixa no Supremo Tribunal Federal contra este tipo de procedimento. Diz Randolfe Rodrigues, senador do Rede Sustentabiidade, partido da ecologista Marina Silva, que contabiliza cerca de 300 milhões oferecidos a deputados em troca do seu voto desde que Temer se tornou investigado na Operação Lava-Jato.

Carlos Marun, deputado aliado de Temer, disse que não, que o governo não pressiona com verbas e cargos mas que, abre aspas "o governo é governo e não tem medo de agir como governo", disse. O Palácio do Planalto não comentou.

A prática de oferecer verbas públicas em troca de votos não é exclusividade de Temer. O governo Dilma Rousseff usou, mas com muito mais recato, o mesmo expediente durante a votação do impeachment no ano passado. E esta prática está também na base do famoso escândalo do Mensalão, que condenou dezenas de políticos por trocarem votos por dinheiro às escondidas. Mas pelos vistos Mensalões a céu aberto continuam a repetir-se em Brasília.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG