Alerta de tsunami na Papua Nova Guiné após sismo de magnitude 7,5

Um sismo de magnitude 7,5 na escala de Richter foi registado hoje na Papua Nova Guiné, provocando um alerta de tsunami no país e nas ilhas Salomão.

De acordo com o centro geológico norte-americano, o epicentro do terramoto situou-se a 45 quilómetros a Nordeste de Kokopo e a cerca de 10 quilómetros de profundidade.

Os sismos a pouca profundidade, como é o caso, costumam ser os mais destrutivos da Terra, mas o centro geológico norte-americano considerou que os danos deverão ser poucos, já que o terramoto aconteceu numa zona com pouca população.

A Papua Nova Guiné localiza-se no Nordeste da Nova Guiné e a Leste da Indonésia, numa região conhecida como "Anel de Fogo" pelas falhas tectónicas que ali existem, sendo a região do mundo onde se registam a maioria dos terramotos e vulcões em atividade.

Exclusivos

Premium

Ferreira Fernandes

A angústia de um espanhol no momento do referendo

Fernando Rosales, vou começar a inventá-lo, nasceu em Saucelle, numa margem do rio Douro. Se fosse na outra, seria português. Assim, é espanhol. Prossigo a invenção, verdadeira: era garoto, os seus pais levaram-no de férias a Barcelona. Foram ver um parque. Logo ficou com um daqueles nomes que se transformam no trenó Rosebud das nossas vidas: Parque Güell. Na verdade, saberia só mais tarde, era Barcelona, toda ela.