Suíça investiga filho de Presidente Obiang por lavagem de dinheiro

Teodorin Obiang, nomeado vice-presidente da Guiné Equatorial pelo pai, é alvo de processos judiciais também em França e Estados Unidos

O Ministério Público de Genebra anunciou hoje ter aberto um inquérito por lavagem de dinheiro contra o filho do presidente da Guiné-Equatorial, Teodorin Obiang, e ter-lhe confiscado 11 automóveis de luxo.

Teodorin Obiang, 47 anos, nomeado em junho vice-presidente pelo pai, Teodoro Obiang Nguema, é alvo em França de um processo judicial por desvio de fundos públicos e corrupção, com julgamento marcado para 2 de janeiro, e, nos Estados Unidos, viu serem-lhe confiscados bens no valor de quase 30 milhões de euros em 2014.

O porta-voz do Ministério Público de Genebra, Vincent Derouand, limitou-se a dizer que em causa está o delito de lavagem de dinheiro, mas não deu pormenores sobre o processo.

Segundo o 'site' de notícias suíço L'Hebdo, entre os automóveis apreendidos a Obiang figura um Porsche 918 Spyder, avaliado em mais de 750 mil euros, um Bugatti Veyron, de valor superior a dois milhões de euros, e um Koenigsegg One, um "supercarro" sueco que pode atingir os quatro ou cinco milhões de euros.

Segundo informações avançadas pela Justiça norte-americana quando da apreensão de bens de 2014, Teodorin Obiang, que na altura tinha uma mansão em Malibu, na Califórnia, recebia um salário oficial de cerca de 100 mil euros, mas já tinha uma fortuna superior a 250 milhões de euros.

Teodoro Obiang Nguema, o pai, tomou o poder na Guiné-Equatorial em 1979 e é atualmente o governante africano há mais tempo no poder.

Obiang Nguema é apontado pela revista Forbes como o oitavo governante mais rico do mundo e a Guiné-Equatorial simultaneamente o terceiro maior produtor de petróleo de África e um dos países mais pobres do mundo.

Antiga colónia espanhola, e por essa razão única nação africana de língua espanhola, a Guiné-Equatorial aderiu em 2014 à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG