Senador do partido de Trump acusa-o de "falta de caráter"

Mitt Romney, ex-candidato presidencial republicano e senador do estado de Utah, teceu duras críticas ao presidente dos Estados Unidos.

O senador do estado de Utah e ex-candidato presidencial pelo Partido Republicano, Mitt Romney, escreveu num artigo de opinião no The Washington Post que "o maior fracasso de Donald Trump é a falta de caráter na liderança de uma nação dividida".

Romney acusa o presidente dos Estados Unidos de abandonar os aliados do país e diz que a presidência de Trump esteve em "profunda queda" em dezembro e culpou o líder norte-americano pelos afastamentos do ministro da defesa Jim Mattis e do chefe de gabinete da Casa Branca John Kelly.

"A nomeação de pessoas com menor experiência, o abandono de aliados que lutam ao nosso lado e a alegação irrefletida do presidente de que a América tem sido há muito tempo um 'idiota' nos assuntos mundiais definiu sua presidência", escreveu.

Ainda assim, Romney elogiou as políticas tributárias de Trump, a posição em relação à China e a nomeação de juízes conservadores, mas disse que essas faziam parte das principais políticas republicanas.

"Uma presidência molda em grande medida o caráter público de uma nação. Um presidente deve unir-nos e inspirar-nos a seguir os 'nossos melhores anjos'. Um presidente deve demonstrar as qualidades essenciais de honestidade e integridade e elevar o discurso nacional com cortesia e respeito mútuo. Como nação, fomos abençoados com presidentes que apelaram à grandeza do espírito americano. Com a nação tão dividida, ressentida e zangada, uma liderança presidencial com caráter é indispensável. E é aí que o défice é mais evidente", acrescentou, salientando que "as palavras e ações de Trump causaram consternação em todo o mundo".

Apesar de ser um crítico de Trump há muito tempo, Romney foi considerado para ocupar o cargo de secretário de Estado depois das eleições de novembro de 2016, depois de em 2012 ter sido derrotado por Barack Obama.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG