"Saltem! Saltem! Saltem! Deixem as malas": no interior do avião em chamas

Um vídeo feito por um passageiro do aparelho da Emirates que, na quarta-feira, se incendiou no aeroporto do Dubai mostra o caos que se viveu na cabine

Apesar de o avião estar envolto numa bola de fumo, os passageiros que seguiam a bordo do aparelho da Emirates que na quarta-feira se incendiou no aeroporto do Dubai quiseram tirar as malas antes de fugirem dali para fora. É isso que mostra um vídeo feito por um dos passageiros no interior da cabine. Percebe-se que há caos, confusão, mas a maioria das pessoas tenta tirar as malas das bagageiras, talvez ainda desconhecendo a gravidade da situação .

"Saltem! Saltem! Saltem! Deixem as malas para trás!", ouve-se então alguém, alegadamente um assistente de bordo, gritar. E depois outra vez a mesma ordem, agora uma voz feminina. E aí sim, há rapidez na reação.

As imagens mostram as pessoas a querer chegar à saída do avião e as máscaras de oxigénio caídas sobre as cadeiras. O passageiro que faz o vídeo consegue filmar até chegar à saída, vendo-se chamas junto ao motor, e a descer a manga de emergência.

A evacuação do aparelho decorreu com grande velocidade. Apesar da violência das chamas que acabaram por destruir o avião não se registaram vítimas entre os passageiros e a tripulação. No entanto, um bombeiro morreu no combate às chamas.

O acidente deu-se pouco depois do meio-dia de quarta-feira e ontem ainda se registavam perturbações no tráfego aéreo do aeroporto internacional do Dubai, um dos mais movimentados do mundo: mais de 200 voos foram cancelados e mais de 40 foram desviados para outros aeroportos nos Emirados Árabes Unidos.

Exclusivos