Respirar em Nova Deli equivale a fumar 44 cigarros por dias

Esta sexta-feira registam-se níveis alarmantes de poluição na capital da Índia que põem em causa a saúde pública

Nova Deli, a capital da Índia, voltou na manhã desta sexta-feira a ser coberta por uma neblina branca causada pelos elevados níveis de poluição. Este facto obrigou mesmo ao cancelamento de aviões e comboios devido, precisamente, à visibilidade bastante reduzida.

Esta semana tem sido dramática para as autoridades indianas, que na terça-feira já haviam fechado as escolas, recomendando que as crianças não saíssem à rua. No dia seguinte, foi proibida a entrada de camiões em Nova Deli e foi ordenada a suspensão dos trabalhos de construção civil.

Já na quinta-feira o governo foi aconselhado a implementar uma suspensão temporária da entrada de carros na cidade. A manhã desta sexta-feira aumentou o nível das preocupações do governo indiano relativamente à saúde pública, uma vez que o nível da qualidade do ar atingiu o mínimo possível de um ponto em 1000 possíveis.

Nos últimos dias, os médicos reportaram inclusive várias pessoas queixando-se com dores no peito, falta de ar e ardor nos olhos. Afinal, de acordo com investigadores do grupo de cientistas independentes Berkeley Earth, o nível de poluição em Nova Deli representa para uma pessoa o mesmo que fumar 44 cigarros por dia.

Aliás, este problema de saúde pública levou mesmo Arvind Kejriwal, presidente da câmara de Nova Deli, a escrever uma mensagem no Twitter que é bem elucidativa das condições de vida da população na capital da Índia: "A cidade é como uma câmara de gás."

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG