Passageiro grava chamas no motor do avião na descolagem

Voo AF852, da Air France, teve de realizar uma aterragem de emergência após um dos seus motores ter perdido potência

O aeroporto de Orly, Paris, foi este domingo palco de um acidente com um avião da Air France, quando o Boeing 777-200 que fazia o voo AF852 com destino a Cayenne, na Guiana Francesa, perdeu repentinamente potência num dos seus motores enquanto acelerava para a descolagem.

O acidente obrigou o aparelho a, por questões de segurança, largar o combustível em pleno ar, sobre uma floresta a sul de Paris, e dirigir-se para o aeroporto Charles de Gaulle, onde aterrou em segurança cerca de meia hora depois.

O momento em que o motor do Boeing perde a potência, o que provocou chamas a saírem do reator, foi captado em vídeo por um passageiro. As imagens foram divulgadas pelo site AirLive.net, que pode ver aqui:

Segundo este site especializado em questões de aviação, a avaria no reator, tecnicamente conhecida como "compressor stall", deveu-se provavelmente ao embate com uma ave.

O "compressor stall" acontece quando qualquer fenómeno aerodinâmico intervém na ação de compressão do fluxo de ar na turbina do motor a jato. O motor perde potência e, por deixar de ser capaz de queimar o combustível que lhe está a ser injetado, exige que o fluxo deste seja de imediato reduzido.

Nos motores a jato modernos, estes acidentes só ocorrem quando um agente estranho ao funcionamento do aparelho disturba o fluxo de ar no reator.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG