Parlamento investiga casos de corrupção no valor de 62 milhões de euros

A investigação abrange pessoas que fazem ou já fizeram parte do governo do Presidente Nicolás Maduro

O Parlamento da Venezuela, controlado pela oposição, tem uma investigação em curso sobre 89 casos de alegada corrupção de membros ou ex-membros do governo no valor total de 69 mil milhões de dólares (61,6 mil milhões de euros).

A existência destas investigações foi revelada na quinta-feira pelo deputado Freddy Guevara, presidente da comissão dos assuntos financeiros do parlamento, que está encarregada da mesma.

A investigação abrange pessoas que fazem ou já fizeram parte do governo do Presidente Nicolás Maduro.

"Com este dinheiro poderíamos fornecer 'um cabaz alimentar básico' a cerca de 900 milhões de pessoas. Poderíamos alimentar o país durante 30 anos", disse Guevara.

O deputado fazia assim referência à escassez alimentar e de medicamentos vivida na Venezuela, confrontada com uma crise económica agravada pela queda dos preços do petróleo, a sua principal fonte de rendimento.

Guevara afirmou que os fundos desviados tinham sido enviados através de contas no estrangeiro e que o objetivo era "encontrá-los" e "repatriá-los".

As investigações incluem, entre outros, a companhia nacional de petróleo PDVSA, que, de acordo com números citados por Guevara, sofreu desvios de pelo menos sete milhões de dólares.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG