Os momentos mais estranhos da entrevista de Sean Penn a El Chapo
O artigo do ator norte-americano para a Rolling Stone revela tanto sobre o ator como sobre o entrevistado
A premissa parece saída de um filme como os que Sean Penn protagoniza: o ator teve um encontro secreto com "El Chapo" no esconderijo na selva mexicana em outubro. O encontro de sete horas serviu para combinar uma entrevista e Penn contou tudo num artigo publicado na revista Rolling Stone, apenas um dia depois do anúncio da captura do traficante de droga. Um artigo em que o entrevistador acaba por ter tanto protagonismo como o entrevistado.
Segundo a própria revista, o ator teve um primeiro encontro com o barão da droga, no qual ficou acordada a entrevista, mas acabou por ser impossível fazê-la pessoalmente: Penn enviou as perguntas e "El Chapo" gravou as respostas em vídeo. E depois escreveu um artigo para a revista, que tem algumas revelações sobre El Chapo e sobre... Penn.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
1. Sean Penn escreve sobre o nível de secretismo usado nas comunicações, que envolveu encriptação de mensagens e e-mails deixados e acedidos ainda na forma de rascunhos, e revela que não sabe usar um portátil.
"É um espetáculo de terror clandestino para o homem tecnologicamente mais iletrado no planeta. Aos 55 anos, nunca aprendi a utilizar um portátil. Ainda fazem portáteis? Não faço p*** ideia!"
2. O presidente do México, Enrique Peña Nieto, que na sexta-feira anunciou a captura de El Chapo, estava no mesmo hotel em que Sean Penn planeou o encontro com o traficante.
"Fizemos os nossos planos calmamente, atentos ao paradoxo de que no nosso hotel se encontrava o presidente Enrique Peña Nieto".
3. Sean Penn realça o cavalheirismo de El Chapo.
"Numa passagem estreita e escura entre o nosso bungalow e o do lado, Chapo põe o seu braço sobre o meu ombro e renova o pedido para que nos voltemos a encontrar dentro de oito dias. "Vou despedir-me agora", diz. Neste momento solto um pouco de flatulência de viajante (desculpem), e com isso, experimento o mesmo cavalheirismo que ele já tinha mostrado quando deitou a Kate, já que ele finge não reparar."
4. O ator revela como temeu não só pela sua vida mas também pelo seu pénis ao longo de toda a situação.
"Considero que é uma das partes mais vulneráveis do meu corpo às facas do tipo de traficantes irracionais, e deito-lhe um último olhar terno, antes de voltar a colocá-la dentro das calças."
5. Questionado por Penn sobre que tipo de pessoa é, como se definiria se não fosse El Chapo, o narcotraficante assegura que é uma pessoa que não procura problemas.
"Bem, se eu o conhecesse - com respeito e do meu ponto de vista, é uma pessoa que não está de forma nenhuma à procura de problemas. De forma nenhuma."
6. El Chapo defende que o tráfico faz parte da cultura do México e vem dos seus antepassados.
"Bem, o tráfico de drogas já faz parte de uma cultura que vem dos nossos antepassados. E não apenas no México. É no mundo todo."
7. O narcotraficante revela que não consome drogas há mais de vinte anos.
"Não tomei qualquer tipo de drogas nos últimos 20 anos"
8. Sean Penn pergunta ao traficante se tem sonhos e como é a relação deste com a mãe. Resposta: quer viver com a família "os dias que Deus lhe der" e a relação com a mãe "é perfeita".
9. El Chapo levou os seus engenheiros à Alemanha para aprenderem a fazer o túnel que usou no ano passado para fugir da prisão.
Cerca de dois minutos retirados da entrevista exclusiva podem ser vistos no portal da Rolling Stone.