ONU pede 15 mil milhões de dólares para compra de vacinas contra a covid

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, solicitou uma "injeção imediata" de 15 bilhões de dólares num fundo global para comprar e distribuir vacinas contra a covid-19.

A iniciativa ACT-Accelerator, liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), já recebeu cerca de três mil milhões de um total de 38 mil milhões de dólares necessários para produzir e entregar dois mil milhões de doses de vacinas, 245 milhões de tratamentos e 500 milhões de testes no próximo ano.

"Esses recursos agora são cruciais para evitar que se perca a janela de oportunidade de fazer compras e produção antecipadas, formar estoques paralelamente às licenças, estimular pesquisas e ajudar os países a otimizar as novas vacinas quando elas chegarem", disse Guterres num encontro virtual da cúpula.

"Apesar dos esforços extraordinários para conter sua propagação, a pandemia de covid-19 continua a devastar o mundo e esta semana atingiu um milhão de vidas perdidas", acrescentou.

"Pelo próprio interesse nacional e económico de cada país, é necessário trabalharmos juntos para expandir massivamente o acesso a testes e tratamentos e apoiar a vacina como um bem público global", afirmou.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG