Obama escolhe Merrick para Supremo e abre guerra com republicanos

Casa Branca confirma que presidente escolheu o presidente do Tribunal de Recurso do Distrito de Columbia para ocupar o lugar deixado vago após a morte de Antonin Scalia.

Considerado um moderado, Merrick Garland será a escolha do presidente Barack Obama para ocupar o lugar deixado vago no Supremo Tribunal dos EUA após a morte de Antonin Scalia.

Juiz presidente do Tribunal de Recurso do Distrito de Columbia, Garland, de 63 anos, é um jurista e magistrado muito respeitado em Washington. A Casa Branca confirmou que Garland é a escolha de Obama, garantindo "Ninguém está melhor preparado para servir no Supremo Tribunal".

Garland já surgira como hipótese nas duas outras nomeações de Obama para o Supremo, que acabaram por ser ocupadas por Sonia Sotomayor e Elena Kagan.

Aos 63 anos, Garland tem pela frente uma longa e dura batalha para conseguir a nomeação do Senado, dominado pelos republicanos. Estes já prometeram bloquear qualquer nomeado de Obama, defendendo que a escolha do substituto de Scalia deve caber ao seu sucessor na Casa Branca, que toma posse em janeiro de 2017.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG