Qatar acolhe sétima ronda negocial entre EUA e talibãs

Encontro ocorre dias após o chefe da diplomacia norte-americana dizer que espera concluir um acordo de paz durante este verão.

Representantes dos talibãs e dos EUA iniciaram este sábado, no Qatar, a sétima ronda das negociações de paz para o Afeganistão iniciadas no final de 2018.

A realização do encontro em Doha, entre talibãs e o enviado dos Estados Unidos para o processo de paz no Afeganistão, Zalmay Khalilzad, foi confirmada à agência noticiosa Associated Press.

A reunião ocorre depois de na terça-feira, em Cabul, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, dizer que esperava concluir um acordo de paz com os talibãs "antes de 01 de setembro".

Em cima da mesa está a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão e a garantia, por parte dos talibãs, de que aquele país não voltará a acolher militantes que se dediquem a planear ataques terroristas noutras partes do mundo.

A reunião negocial acontece no dia em que pelo menos 25 membros de milícias pró governamentais foram mortos num ataque talibã no distrito de Nahrin, no norte do Afeganistão.