Noruegueses querem dar montanha à Finlândia como presente

Para marcar os 100 anos de independência da Finlândia, campanha propõe entregar ao país vizinho o pico da montanha Halti

A montanha Halti fica na fronteira entre a Finlândia e a Noruega, e representa o ponto mais alto do território finlandês. No entanto, o pico da montanha está 20 metros além da fronteira, em território norueguês. Agora, em comemoração dos 100 anos da declaração de independência da Finlândia, que se comemora em 2017, um grupo de noruegueses criou uma campanha para dar entregar o pico à Finlândia como presente.

"Vamos levar a Finlândia aos píncaros!", lê-se na página de Facebook da petição, que já tem mais de cinco mil gostos.

Bjorn Geirr Harsson, que trabalhou para a autoridade norueguesa responsável pela cartografia, diz ter tido esta mesma ideia há anos. Ao jornal The Local, disse achar que o filho será responsável pela petição e página de Facebook, visto já ter falado várias vezes da questão com ele. A ideia começou por surgir-lhe em 1972, quando sobrevoava a zona num avião, e ficou surpreendido: "Por que raio é que eles [os finlandeses] não ficaram com este pico?"

A campanha, cujos autores não são para já conhecidos, está a atrair atenções de ambos os lados da fronteira, com alguns finlandeses citados pela BBC a dizer que a ideia é "nobre" e seria "lembrada durante mil anos".

A Finlândia declarou a sua independência da Rússia em 1917, a 6 de dezembro, através de uma resolução parlamentar.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG