Negociador europeu para o Brexit recomenda calma aos britânicos

Os preparativos da negociação foram marcados nos últimos dias pela polémica sobre Gibraltar, um pequeno território com 32.000 habitantes

O negociador europeu do Brexit recomendou esta terça-feira aos britânicos para ter calma e negociarem, a respeito da tensão dos últimos dias entre as duas partes por causa do estatuto que vai ter o enclave de Gibraltar.

"Mantenham a calma e negociem" (em inglês: "Keep calm and negotiate"), respondeu Michel Barnier, nomeado para liderar pelo lado europeu as negociações de saída do Reino Unido da UE, quando interrogado pelos jornalistas sobre a mensagem a dar a Londres neste momento.

Os preparativos da negociação foram marcados nos últimos dias pela polémica sobre Gibraltar, um pequeno território com 32.000 habitantes, cedido pela Espanha ao Reino Unido em 1713.

De acordo com um projeto de "orientações para a negociação" dos 27 publicado na semana passada, a posição de Espanha será decisiva na aplicação em Gibraltar de qualquer acordo entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido depois do 'Brexit'.

O chefe do Governo de Gibraltar denunciou em seguida a "maquinação previsível pela Espanha" que "procura manipular o Conselho Europeu para alcançar os seus próprios interesses mesquinhos".

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, afirmou, por seu lado, que Londres "nunca" iria ceder a soberania da Gibraltar sem o acordo da população deste território.

O ex-líder do Partido Conservador do Reino Unido Michael Howard chegou a comparar a disputa sobre Gibraltar com a guerra das Falklands contra a Argentina.

"Juridicamente, Gibraltar sai da União ao mesmo tempo do Reino Unido, é o que posso dizer", afirmou Michel Barnier, acrescentando que a UE estará pronta em finais de maio para iniciar as negociações do 'Brexit'.

O jogo de palavras "Mantenham a calma e negociem" é uma alusão a um outro, utilizado pelo Governo britânico para preparar a sua população no início da Segunda Guerra Mundial: "Mantenham a calma e sigam em frente" (em inglês: "Keep calm and carry on").