Mahmoud Abbas assistirá ao funeral de Shimon Peres
O presidente da Autoridade Palestiniana não se deslocava a Jerusalém há vários anos para uma visita oficial. Abbas insiste num recomeço do diálogo num quadro internacional
O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, assistirá na sexta-feira em Jerusalém ao funeral do prémio Nobel da Paz e antigo presidente israelita Shimon Peres, disseram esta quinta-feira responsáveis palestinianos à agência France Presse.
Uma unidade do Ministério da Defesa israelita também disse que Abbas pediu para coordenarem a sua participação, ao lado de líderes de todo o mundo, como o presidente norte-americano, Barack Obama.
Abbas não se desloca há anos a Jerusalém para uma visita oficial.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
A visita ocorre quando os esforços de paz entre israelitas e palestinianos se encontram paralisados desde abril de 2014. Abbas e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, dizem-se prontos para negociar, mas culpam-se mutuamente de evitarem a realização de reuniões.
O primeiro insiste num recomeço do diálogo num quadro internacional, enquanto o segundo recusa o que critica como "ditames" internacionais.
Muitos palestinianos criticaram Peres, designando-o como "criminoso de guerra", após a sua morte, mas Abbas saudou-o enquanto "parceiro corajoso pela paz" e enviou as suas condolências à família.
Shimon Peres era o último sobrevivente dos três galardoados com o Nobel da Paz em 1994 pelos seus "esforços a favor da paz no Médio Oriente".
O primeiro-ministro israelita Yitzhak Rabin foi assassinado em 1995. O dirigente palestiniano Yasser Arafat não assistiu ao funeral por razões de segurança, mas visitou a viúva de Rabin em Telavive. Arafat morreu em 2004.