Jair Bolsonaro anuncia mais três ministros

O presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou hoje três novos ministros para o seu governo, que terá pouco mais de 20 titulares de pastas, dada a intenção do novo chefe de Estado em reduzir o executivo.

Jair Bolsonaro indicou o deputado federal Marcelo Álvaro António, do Partido Social Liberal (PSL, de Bolsonaro), para ministro do Turismo; Osmar Terra, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), para o Ministério da Cidadania; e Gustavo Canuto, sem filiação partidária, para o Ministério do Desenvolvimento Regional.

Marcelo Álvaro António, cujo verdadeiro nome é Marcelo Teixeira Dias, trocou em 2017 o Partido da República pelo PSL. Segundo a Folha de São Paulo, tornou-se próximo de Jair Bolsonaro após a tentativa de assassínio ao candidato presidencial em Juiz de Fora, Minas Gerais, estado em que concorreu como deputado federal.

Osmar Terra saiu do governo de Michel Temer em abril, para poder candidatar-se a deputado federal. Agora vai assumir o novo ministério, que vai incluir as pastas do Desenvolvimento Social, Desporto, Cultura e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

Gustavo Canuto, que desempenha as funções de número dois (secretário-executivo) do Ministério da Integração Nacional, foi promovido a ministro do novo Ministério do Desenvolvimento Regional, que funde a Integração Nacional e as Cidades.

Até hoje, o Governo formado por Jair Bolsonaro, que entra em funções em 1 de janeiro, é constituído por 19 ministros, menos 10 do que o atual executivo de Michel Temer.

Bolsonaro chegou a referir que o novo Governo teria apenas 15 ministérios, mas o número de ministros aumentou e o presidente eleito referiu hoje que poderá indicar mais "dois ou três".

Em declarações à comunicação social, Osmar Terra disse que não ficará responsável pelos Direitos Humanos e que haverá outra pasta ou secretaria para esta área.

Terra, que tutelará o Desporto e a Cultura, afirmou que a atual Secretaria da Mulher poderá também ser ministério.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG