Trump recebe na Casa Branca primeiro Presidente africano

Alegados comentários de Trump no ano passado causaram mal-estar na Nigéria

O Presidente Donald Trump recebeu esta segunda-feira na Casa Branca o seu homólogo da Nigéria Muhammadu Buhari, o primeiro dirigente africano de visita à Casa Branca durante o seu mandato.

Questões económicas e de segurança estiveram no topo da agenda durante um encontro e um almoço de trabalho, antes da anunciada conferência de imprensa conjunta.

A deslocação a Washington do Presidente nigeriano segue-se a uma polémica aproximação inicial da administração Trump ao segundo continente mais populoso do mundo.

Trump suscitou reações muito negativas na Nigéria em 2017, após relatos em que terá referido que os nigerianos não pretenderiam regressar às suas "cabanas" caso lhes fosse permitido visitar os Estados Unidos.

A Nigéria também se incluiu entre os países africanos que invetivaram o embaixador norte-americano na sequência dos comentários de Trump onde comparou África a uma sanita suja.

Buhari inclui-se entre os dois líderes africanos, para além do Presidente sul-africano, a quem Trump telefonou após assumir a Presidência em janeiro de 2017.

Ler mais

Exclusivos