Trump declara estado de emergência na Califórnia devido a incêndio

Mais de 32 mil hectares já arderam

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou este sábado o estado de emergência na Califórnia devido ao incêndio que afeta a região desde segunda-feira e levou à retirada de 38 mil pessoas.

Trump ordenou que o Governo federal preste assistência adicional, de acordo com um comunicado da Casa Branca.

As altas temperaturas, o tempo seco e os fortes ventos propiciaram o fogo, que já queimou uma superfície de mais de 32 mil hectares e matou duas pessoas - um bombeiro e um operador de máquinas pesadas.

No condado de Shasta, as chamas destruíram 500 edifícios e causaram danos noutros 75.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.