"Trovoada de neve" invade nordeste dos EUA

Mais de 2600 voos já foram cancelados em toda a região e um homem foi atingindo por um relâmpago

Pela segunda vez em menos de uma semana uma tempestade de neve invadiu a região nordeste dos Estados Unidos, cancelando voos, fechando escolas e provocando quebras de energia. Esta tempestade é também chamada de "trovoada de neve", porque a queda de neve ocorreu durante uma trovoada.

As tempestades de neve são geralmente silenciosas, pelo que esta trovoada surpreendeu os nova iorquinos e entusiasmou os apaixonados pela meteorologia, como mostra este vídeo de um apresentador do Weather Channel.

Robert Kelly, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) explicou à ABC NEWS que o processo por trás de uma trovoada durante uma tempestade de neve é semelhante ao de qualquer trovoada - a ascensão de uma massa de ar quente e húmido e a sua interação com o ar mais frio em altitude - condições que raramente são propícias à queda de neve.

O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu hoje um aviso de tempestade entre a Filadélfia e a região da Nova Inglaterra.

No total, mais de 2600 voos já foram cancelados em toda a região e um homem foi atingindo por um relâmpago.

Em Delaware, as escolas e os edifícios governamentais foram encerrados e em Nova Jérsia e na Pensilvânia já foi decretado o estado de emergência.

Por toda a região, o peso da neve já provocou a queda de linhas energéticas e de ramos de árvore.

Apesar de não estar previsto que a tempestade ganhe proporções semelhantes à que ocorreu na passada sexta-feira, que inundou as comunidades costeiras e provocou mais de dois milhões de quebras de energia, as autoridades já recomendaram que a população não circule nas estradas.

Ler mais

Exclusivos