Pelo menos 8 desaparecidos por deslizamentos de terra na Califórnia

O número de vítimas mortais confirmadas mantém-se em 17

Pelo menos 8 pessoas estão desaparecidas na sequência dos deslizamentos de terra provocados por fortes tempestades na Califórnia, oeste dos Estados Unidos.

A porta-voz do condado de Santa Barbara, Amber Anderson, precisou que o número hoje anunciado resulta das investigações preliminares feitas pelas autoridades aos relatos de pessoas desaparecidas.

O anterior número de desaparecidos, anunciado na quarta-feira ao fim do dia, era de 17. Esta quinta-feira, dia 11, as autoridades corrigiram o número de desaparecidos para 8, depois de um erro administrativo que dava conta de um total de 48.

O número de vítimas mortais confirmadas mantém-se 17, como anunciado na quarta-feira, disse a porta-voz.

Os deslizamentos em Montecito, a comunidade mais abastada de Santa Barbara, começaram na madrugada de terça-feira e já estavam em curso quando as autoridades de Santa Barbara começaram a enviar alertas por sms.

Nos dias anteriores, contudo, houve sucessivos alertas para o risco de deslizamento de lama em resultado das tempestades em zonas devastadas por incêndios florestais.

A primeira grande tempestade da estação abateu-se sobre a maior parte do estado da Califórnia, com ventos fortes, trovoadas e chuvas.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.