Reino Unido. Ministro do Brexit demite-se

Crise no governo de Theresa May

David Davis, responsável do governo britânico para o Brexit, demitiu-se este domingo, avança a BBC.

De acordo com o The Guardian, a demissão surge após "tensões" no governo britânico devido à visão da primeira-ministra Theresa May em relação à relação com a União Europeia após o Brexit.

Nesta sexta-feira, Theresa May conseguiu um acordo entre os ministros do seu governo para uma saída da UE mais suave. O que significa que o Reino Unido irá propor à UE a criação de uma zona de comércio livre de bens após o Brexit.

David Davis "fez a coisa certa", disse o deputado conservador Peter Bone, citado pela BBC. "Isto é o absoluto caos e Theresa May já não tem nenhuma autoridade", reagiu Ian Lavery, do partido trabalhista, no jornal britânico.

À demissão de David Davis, seguiu-se a de Steve Baker, sub-secretário de Estado para o Brexit, avança a Reuters, citando o jornal Telegraph.

Exclusivos

Premium

Maria Antónia de Almeida Santos

Uma opinião sustentável

De um ponto de vista global e a nível histórico, poucos conceitos têm sido tão úteis e operativos como o do desenvolvimento sustentável. Trouxe-nos a noção do sistémico, no sentido em que cimentou a ideia de que as ações, individuais ou em grupo, têm reflexo no conjunto de todos. Semeou também a consciência do "sustentável" como algo capaz de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta. Na sequência, surgiu também o pressuposto de que a diversidade cultural é tão importante como a biodiversidade e, hoje, a pobreza no mundo, a inclusão, a demografia e a migração entram na ordem do dia da discussão mundial.