Quer ler o mesmo que Obama? Ex-presidente divulgou o que vai ler este verão

Da lista do ex-presidente dos EUA fazem parte títulos como 'Educated', de Tata Westover, e 'Factfulness', de Hans Rosling

O ex-presidente dos EUA é também um criador de tendências. Talvez por isso, e com esperança de encorajar alguns seguidores a serem leitores mais assíduos, Barack Obama divulgou no Facebook a lista de livros que o vão acompanhar neste verão.

As cinco escolhas vão ser a sua companhia para "quando as coisas desaceleram um pouco, seja nas férias com a família ou apenas numa tarde tranquila".

Na mesma publicação, Obama diz que se deixou absorver por novos romances, revisitou um clássico antigo e reafirmou a fé na capacidade de avançar quando se procura a verdade.

Aqui fica a lista:

'Educated' de Tata Westover. "Um notável livro de memórias de uma jovem mulher criada numa família de sobreviventes em Idaho, que se esforça para estudar enquanto ainda demonstra uma grande compreensão e amor pelo mundo que deixa para trás", escreveu Barack Obama.

'Warlight' de Michael Ondaatje. Segundo o ex-presidente dos EUA, é "uma meditação sobre os efeitos prolongados da guerra na família".

'Uma Casa para Mr. Biswas' de V.S. Naipaul. Lembrando a recente morte do autor, Obama diz que se trata do "primeiro grande romance do Prémio Nobel sobre crescer em Trindade e o desafio da identidade pós-colonial". Em Portugal há pelo menos duas edições, da Dom Quixote e da Quetzal.

'An American Marriage' de Tayari Jones. É, segundo Obama, "um retrato comovente dos efeitos de uma condenação injusta num jovem casal afro-americano".

'Factfulness' de Hans Rosling. De "um notável especialista internacional em saúde pública", é um livro promissor "sobre o potencial para o progresso humano quando trabalhamos com factos e não com os nossos preconceitos".

Ler mais

Exclusivos