Que susto! Piloto luta contra ventos cruzados para aterrar o avião

Momento captado em vídeo

As imagens da aterragem de um avião Dash8 Q400 no aeroporto de Dusseldorf, na Alemanha, esta quinta-feira, está a correr de forma viral na internet dada a perícia demonstrada pelo piloto na manobra.

Toda a operação de aterragem foi feita a lutar contra ventos cruzados que atingiam os 110 km/h -- o centro e norte da Europa estão a ser atingidos por uma tempestade que já fez uma dezena de vítimas mortais.

Na última fase de aproximação ao solo, o pequeno aparelho chega mesmo a estar quase perpendicular à pista, o que pelo menos visualmente impressiona.

Apesar do aparato visual, a manobra correu como planeado e o aparelho aterrou em segurança.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Nuno Artur Silva

Notícias da frente da guerra

Passaram cem anos do fim da Primeira Guerra Mundial. Foi a data do Armistício assinado entre os Aliados e o Império Alemão e do cessar-fogo na Frente Ocidental. As hostilidades continuaram ainda em outras regiões. Duas décadas depois, começava a Segunda Guerra Mundial, "um conflito militar global (...) Marcado por um número significativo de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 e mais de 70 milhões de mortes" (Wikipédia).

Premium

nuno camarneiro

Uma aldeia no centro da cidade

Os vizinhos conhecem-se pelos nomes, cultivam hortas e jardins comunitários, trocam móveis a que já não dão uso, organizam almoços, jogos de futebol e até magustos, como aconteceu no sábado passado. Não estou a descrever uma aldeia do Minho ou da Beira Baixa, tampouco uma comunidade hippie perdida na serra da Lousã, tudo isto acontece em plena Lisboa, numa rua com escadinhas que pertence ao Bairro dos Anjos.