Quanto vai afinal custar o muro de Trump? Gráfico interativo

O presidente eleito garante que vai cumprir a promessa de campanha, mas os custos serão astronómicos. Veja as mais recentes estimativas

A construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México foi uma das promessas basilares na campanha eleitoral de Donald Trump e já depois de eleito o candidato republicano voltou a frisar que a construção iria mesmo avançar.

Em entrevista ao programa "60 minutos", da CBS, o presidente eleito admitiu que o muro possa ser "em algumas partes" uma vedação, o que tornaria o seu custo um pouco mais baixo. Trump referiu um custo total de 12 mil milhões de dólares (11,2 mil milhões de euros), mas as estimativas de especialistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) apontam para um valor próximo dos 40 mil milhões (37,4 mil milhões de euros).

É que só em betão o projeto custará 9 mil milhões... Veja as contas e clique no sinal de "play" para ver como pode ser o muro:

Ler mais

Exclusivos

Premium

Pedro Lains

Compreender Marques Mendes

Em Portugal, há recorrentemente espaço televisivo para políticos no activo comentarem notícias generalistas, uma especificidade no mundo desenvolvido. Trata-se de uma original mistura entre comentário político e espaço noticioso. Foquemos o caso mais saliente dos dias que correm para tentar perceber a razão dessa peculiaridade nacional. A conclusão é que ela não decorre da ignorância das audiências, da falta de especialistas sobre os temas comentados, ou da inexistência de jornalistas capazes. A principal razão é que este tipo de comentário serve acima de tudo uma forma de fazer política.