Primeira-ministra da Noruega apanhada a jogar Pokémon Go no Parlamento

Erna Solberg estava concentrada no smartphone durante a sessão parlamentar

A primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, foi apanhada na terça-feira a jogar Pokémon Go durante um debate no parlamento norueguês.

Segundo o The Guardian, esta não é a primeira vez que Solberg é surpreendida pelas câmaras a apanhar Pokémon no smartphone: durante uma visita oficial à Eslováquia, a primeira-ministra norueguesa informou mesmo os repórteres de que iria tirar algum tempo para jogar.

Porém, desta vez, o episódio teve contornos irónicos: no passado mês de agosto, a líder do Partido Liberal da Noruega, Trine Skei Grande, foi surpreendida a jogar Pokémon durante uma reunião sobre segurança nacional em agosto. E era precisamente esta dirigente que falava no parlamento norueguês enquanto a primeira-ministra, na passada terça-feira, estava concentrada no smartphone e no jogo da Nintendo.

Confrontada com a situação, Trine Skei Grande não ficou ofendida e chegou mesmo a comentar o sucedido nas redes sociais. "Nós mulheres conseguimos fazer duas coisas ao mesmo tempo", brincou.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.