Poderosa tempestade atinge Califórnia

Previsões de três dias de chuva muito forte motivam aviso para evacuação de milhares de habitantes.

Uma forte tempestade oriunda do Pacífico está a mover-se no centro e sul do estado da Califórnia, atingindo comunidades que foram devastadas, recentemente, por incêndios e deslizamentos de terras.

Milhares de habitantes já deixaram as suas casas, antecipando as consequências da tempestade.

Na terça-feira as autoridades do condado de Los Angeles avisaram os residentes no sopé das montanhas de San Gabriel, também devastada anteriormente por fogos, para estarem prontos a deixarem as suas casas.

Muitos dos residentes nos condados de Santa Barbara e Ventura enfrentam desde dezembro repetidos avisos e pedidos de saída das suas habitações, devido a incêndios.

Outra tempestade, em janeiro, desencadeou deslizamentos de terra que inundaram centenas de casas na comunidade de Montecito, matendo 21 pessoas.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Adriano Moreira

O relatório do Conselho de Segurança

A Carta das Nações Unidas estabelece uma distinção entre a força do poder e o poder da palavra, em que o primeiro tem visibilidade na organização e competências do Conselho de Segurança, que toma decisões obrigatórias, e o segundo na Assembleia Geral que sobretudo vota orientações. Tem acontecido, e ganhou visibilidade no ano findo, que o secretário-geral, como mais alto funcionário da ONU e intervenções nas reuniões de todos os Conselhos, é muitas vezes a única voz que exprime o pensamento da organização sobre as questões mundiais, a chamar as atenções dos jovens e organizações internacionais, públicas e privadas, para a necessidade de fortalecer ou impedir a debilidade das intervenções sustentadoras dos objetivos da ONU.