Poderosa tempestade atinge Califórnia

Previsões de três dias de chuva muito forte motivam aviso para evacuação de milhares de habitantes.

Uma forte tempestade oriunda do Pacífico está a mover-se no centro e sul do estado da Califórnia, atingindo comunidades que foram devastadas, recentemente, por incêndios e deslizamentos de terras.

Milhares de habitantes já deixaram as suas casas, antecipando as consequências da tempestade.

Na terça-feira as autoridades do condado de Los Angeles avisaram os residentes no sopé das montanhas de San Gabriel, também devastada anteriormente por fogos, para estarem prontos a deixarem as suas casas.

Muitos dos residentes nos condados de Santa Barbara e Ventura enfrentam desde dezembro repetidos avisos e pedidos de saída das suas habitações, devido a incêndios.

Outra tempestade, em janeiro, desencadeou deslizamentos de terra que inundaram centenas de casas na comunidade de Montecito, matendo 21 pessoas.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.