Poderosa tempestade atinge Califórnia

Previsões de três dias de chuva muito forte motivam aviso para evacuação de milhares de habitantes.

Uma forte tempestade oriunda do Pacífico está a mover-se no centro e sul do estado da Califórnia, atingindo comunidades que foram devastadas, recentemente, por incêndios e deslizamentos de terras.

Milhares de habitantes já deixaram as suas casas, antecipando as consequências da tempestade.

Na terça-feira as autoridades do condado de Los Angeles avisaram os residentes no sopé das montanhas de San Gabriel, também devastada anteriormente por fogos, para estarem prontos a deixarem as suas casas.

Muitos dos residentes nos condados de Santa Barbara e Ventura enfrentam desde dezembro repetidos avisos e pedidos de saída das suas habitações, devido a incêndios.

Outra tempestade, em janeiro, desencadeou deslizamentos de terra que inundaram centenas de casas na comunidade de Montecito, matendo 21 pessoas.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Patrícia Viegas

Espanha e os fantasmas da Guerra Civil

Em 2011, fazendo a cobertura das legislativas que deram ao PP de Mariano Rajoy uma maioria absoluta histórica, notei que quando perguntava a algumas pessoas do PP o que achavam do PSOE, e vice-versa, elas respondiam, referindo-se aos outros, não como socialistas ou populares, não como de esquerda ou de direita, mas como los rojos e los franquistas. E o ressentimento com que o diziam mostrava que havia algo mais em causa do que as questões quentes da atualidade (a crise económica e financeira estava no seu auge e a explosão da bolha imobiliária teve um impacto considerável). Uma questão de gerações mais velhas, com os fantasmas da Guerra Civil espanhola ainda presente, pensei.