Estes sinais "sexistas" estão a ser criticados

Sinais insinuam que os homens e mulheres apenas pensam em uma coisa. Resposta do hotel às críticas piorou a situação

A cadeia internacional de hotéis Pentahotels está a ser acusada de sexismo após ter sido publicada uma fotografia dos sinais da casa de banho de um dos seus edifícios nas redes sociais, na semana passada.

Na imagem vê-se que o sinal que indica qual é a casa de banho dos homens e das mulheres insinua que os homens apenas pensam em futebol e as mulheres em compras. O grupo está a ser acusado através das redes sociais de perpetuar estereótipos em relação ao género, numa altura em que em alguns países são criadas casas de banho para transgéneros.

A imagem foi partilhada por Cassie Chadderton, diretora da UK Theatre, uma organização de teatro e arte performativas, com a legenda "será que vocês sabem que estamos no séc. XXI?"

A resposta do Pentahotels, que está presente em mais de sete países, à publicação parece ter piorado a situação. "Sim, nós sabemos, Os homens também fazem muitas compras, só que apenas de equipamento de futebol", escreveu o grupo no Twitter.

A troca de comentários gerou uma discussão pelas redes sociais, em que vários utilizadores criticaram e apoiaram a marca. Alguns utilizadores pediram que o Pentahotels retire imediatamente aqueles sinais e outros aproveitaram para ridicularizar a situação.

"Odeio compras e futebol. Onde posso mijar?", perguntou um utilizador.

Após a controvérsia, o Pentahotels fez outra publicação no Twitter em que se declarava como "uma família moderna e com uma mente aberta que acredita na igualdade". Esta mensagem foi depois repetida por um porta-voz da cadeia de hotéis que afirmou ao Huffington Post que os sinais eram apenas para serem engraçados.

"Nós, a família do Pentahotels, não acreditamos que as mulheres possam ser reduzidas a apenas estarem interessadas em compras e que os homens possam ser reduzidos a estarem interessados só em futebol", continuou o porta-voz.

Exclusivos