Penalizada agente que se ausentou 10 minutos por estar menstruada

Agente foi suspensa durante dois dias por ter ido colocar um penso higiénico enquanto fazia patrulha

Uma agente da guarda civil espanhola está a ser castigada por se ter ausentado do posto porque estava menstruada. A agente sofreu um processo disciplinar e recebeu uma suspensão de dois dias sem salário por ter ido à casa de banho durante 5 ou 10 minutos para colocar um penso higiénico.

O incidente ocorreu a 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, segundo o El País. A agente estava de serviço num carro patrulha, a realizar atividades rotineiras e de vigilância na rotunda de uma zona portuária, quando lhe apareceu a menstruação.

A mulher viu-se obrigada a "ir imediatamente a uma casa de banho pôr um penso higiénico para não sujar o uniforme nem o veículo oficial", conforme contou em sua defesa.

A casa de banho era a 300 metros do local e, quando a agente regressou, encontrou o tenente da Guarda Civil junto ao carro. O superior fazia uma ronda de inspeção e repreendeu a agente.

"Não inventes desculpas, vais à casa de banho antes ou depois do ponto de controlo mas não durante", disse o tenente aos gritos, conforme outro polícia que assistiu à cena.

Vais à casa de banho antes ou depois do ponto de controlo mas não durante

A agente pediu para falar com o capitão no mesmo dia para denunciar o comportamento do tenente, mas este recusou, dizendo que ela devia falar com o seu superior hierárquico: o tenente.

Cinco dias depois a agente voltou a tentar apresentar queixa do superior e foi informada mais uma vez de que, para o fazer, tinha de falar primeiro com o tenente. A agente assim o fez e, a 13 de março, disse ao tenente que o iria denunciar aos superiores.

Dois dias depois, a 15 de março, o tenente levantou um processo disciplinar contra a agente alegando que ela "não agiu em conformidade com as ordens recebidas" por se ter ausentado do posto.

A agente pediu, em resposta, que se ative um protocolo contra o assédio laboral na Guarda Civil.

Relacionadas

Últimas notícias

Brand Story

Tui

Mais popular

  • no dn.pt
  • Mundo
Pub
Pub