ONU decreta o reforço de sanções à Coreia do Norte

O Conselho de Segurança impôs um bloqueio às exportações de têxteis norte-coreanos e limitou as suas importações de crude

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) decretou esta segunda-feira um reforço das sanções contra a Coreia do Norte devido ao sexto ensaio nuclear feito a 3 de setembro pelo regime de Kim Jong-un, que foi considerado o teste mais poderoso.

Na prática, foi importo uma proibição às exportações de têxteis norte-coreanos, ao mesmo tempo que limitou as importações de crude daquele país.

Esta foi a nona resolução de sanções decretadas pela ONU desde 2006 contra os programas nucleares e balísticos da Coreia do Norte, tendo sido aprovada por todos os quinze membros do Conselho de Segurança.

Refira-se que os têxteis representam para a Coreia do Norte a segunda maior exportação, depois do carvão e outros minerais. 80% dessas exportações de têxteis têm como destino a China.

Ler mais

Exclusivos

Premium

robótica

Quando os robôs ajudam a aprender Estudo do Meio e Matemática

Os robôs chegaram aos jardins-de-infância e salas de aula de todo o país. Seja no âmbito do projeto de robótica do Ministério da Educação, da iniciativa das autarquias ou de outros programas, já há dezenas de milhares de crianças a aprender os fundamentos básicos da programação e do pensamento computacional em Portugal.

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...