Obama declara estado de emergência na Georgia devido ao furacão Matthew

Estado de emergência já tinha sido declarado nos estados da Florida e da Carolina do Sul

O Presidente norte-americano declarou na quinta-feira o estado de emergência na Georgia, como já tinha feito na Florida e na Carolina do Sul, de modo a que estes estados recebam ajuda federal devido ao furacão Matthew.

Barack Obama ordenou a ajuda federal para complementar os apoios estaduais e locais, autorizando o Departamento de Segurança Interna e a Agência Federal de Gestão de Emergências a coordenarem os trabalhos de socorro à chegada do furacão, que matou 283 pessoas no Haiti.

Na Florida, os bombeiros da cidade balnear de Daytona Beach declararam recolher obrigatório até sábado.

Exclusivos

Premium

Leonídio Paulo Ferreira

Nuclear: quem tem, quem deixou de ter e quem quer

Guerrilha comunista na Grécia, bloqueio soviético de Berlim Ocidental ou Guerra da Coreia são alguns dos acontecimentos possíveis para datar o início da Guerra Fria, que alguns até fazem remontar à partilha da Europa em esferas de influência por Churchill e Estaline ainda o nazismo não tinha sido derrotado. Mas talvez 29 de agosto de 1949, faz agora 70 anos, seja a melhor opção, afinal nesse dia a União Soviética fez explodir a sua primeira bomba atómica e o monopólio da arma pelos Estados Unidos desapareceu. Sim, foi o teste em Semipalatinsk que estabeleceu o tal equilíbrio do terror, primeiro atómico e depois nuclear, que obrigou as duas superpotências a desistirem de uma Guerra Quente.